Wednesday, October 6, 2010

Quero falar com o dono! Seguinte: seja lá quem for que dê o

Quero falar com o dono!

Seguinte: seja lá quem for que dê o carimbo final naquilo que é regra ou não na Língua Portuguesa, eu quero falar com ele. O Ministério da Educação; A Academia Brasileira de Fardões, digo, de Letras; o Príncipe Regente de Portugal - ou eles não mandam mais aqui???; o Professor Vocês Sabem Quem; ou a Tia da Merenda, não importa, aqui vai minha solicitação:

Ilmo(a) Sr(a),

É com profundo respeito e humildade diante de tamanha autoridade (melhor garantir a pompa, néam), que venho fazer essa solicitação.

O Sr(a). que tudo sabe e tudo vê do que acontece no Maravilhoso Mundo da Língua Portuguesa deve saber melhor do que eu. Provavelmente ouve isso muito mais vezes do que eu. E, mais provável ainda, deve estar com o saco(respeitabilíssimo saco, digo) muito mais cheio do que o meu por ficar sempre com um formigamento no cotovelo direito sempre que ouve uma das palavras abaixo citadas, proferidas de modo errôneo. Dessa maneira, Ilmo(a) Sr(a), peço encarecidamente que seja modificada a grafia, de uma vez por todas e para sempre, das seguintes palavras.

De PÍLULA para PÍRULA;
de CÉREBRO para CÉLEBRO;
de PLACA para PRACA;
de VOAR para AVOAR.

E para meu prazer pessoal, que seja abolido o uso , de uma vez por todas e para sempre, da letra Z no nosso idioma. Ninguém precisa mais de uma Zabumba, porque estamos em tempos pós-modernos. Assim sendo, se não for bela Zabumba, para quê serve a letra Z? Cortemo-na, então, da nossa vida. O Z, não a Zabumba. A Zabumba já sucumbiu.

Aproveitando a missiva, peço também a inclusão das seguintes palavras e/ou interjeições no nosso vernáculo:

NÉAM;
ADOURO;
TIPOS (no sentido de exemplo - tipo assim: tipos, daquele jeito);
MIGUXO(A).

Agradeço antecipadamente por sua atenção e colaboração.
Por uma melhora na grafia, fonética, semântica e semi-ótica (aliás, devemos cortar a semi-ótica também, mas isso fica para outra carta), subscrevo-me,

helen.

P.S.: Clamo também pelo uso liberal da pontuação. Por que apenas um ponto de interrogação, exclamação ou uso tão restrito de pontos finais?

Assim, desejo:
???
!!!!!!!!
......

O Sr(a) há de concordadr que o efeito gráfico final é muito mais atraente com a profusão dos sinais.





Gente, eu tomei uma injeção com tanto, mas tanto remédio misturado ontem, que vocês não tem no-ção do tamanho da analgesia. O que eu tenho? Como é que vou saber? Virose? Afecção? Infecção? Todas as alternativas? Não sei. Mas doutor disse que eu ia sarar. Tô melhorada.
Uma expressão para guardar na lembrança desse inverno: baixa umidade relativa do ar. Tipos, e eu com isso???

No comments:

Post a Comment