Thursday, August 4, 2011

O peru Acontece que eu gosto de peru. Muito, mesmo. Passo o

O peru

Acontece que eu gosto de peru. Muito, mesmo. Passo o ano todo atrás do bichinho, mas é só nessa época que consigo topar com ele em qualquer prateleira. Mas hoje eu não estava à procura de um peru qualquer. Não. Tinha que ser um peru gigantesco, praticamente do tamanho de um pônei. Porque é pra "ceia" e tal e é muito chato quando fica aquela coisa muito francesa de pegar uma lasquinha e esperar pra ver se sobra mais. Tinha que ser um peru sarado, o meu. Com anabolizantes além dos anti-bióticos de praxe. E não tinha, né. Só pequenininhos, pareciam frangos, na verdade. E eu estava lá, resignada em encontrar uma ave do período jurássico no meio daquela pilha de pombinhos congelados. E não tenho muita noção do papel a que estou me prestando quando me dedico a uma tarefa dessas. De modo que estava ajoelhada ao lado do display onde estavam os perus, praticamente jogando os rejeitados pro outro lado da pilha. Ali, no meio do corredor de refrigerados do super-mercado. Na minha, na boa. Até que um funcionário se compadeceu.
- Hum. A senhora está procurando um peru em especial?
É. Eu podia dizer que estava, sim. Era um que eu conhecia desde criança e me disseram que ele estava ali naquela pilha e se chamava Glugsy... e é claro que eu não disse isso, porque o rapaz queria ajudar, né.
- Eu queria um maior.
- Vixe! Tem, não.
- Não?
- Não, é tudo assim desse tamnho aí. É padrão.
Isso mesmo, padronizaram os perus. Agradeci e levantei, limpando os joelhos da calça com graça e dignidade, me conformando em levar um PERUPADRÃO pra minha casa.
Enquanto estava parada em frente a prateleira de pães, me decidindo se eu queria um com 7 ou 9 grãos, o mesmo rapaz, ofegante, me alcança:
- Moça, (arf, arf, arf) já sei! A senhora quer um F5!
Momento para eu realizar do que se tratava um F5. Pensei em aviões e rifles de assalto. De qualquer maneira eu achei que poderia querer um, sem problemas. Mas ele esclareceu:
- É o código dos perus maiores!
Oh! Então existe código que categoriza os perus! Que mundo excitante e organizado esse dos congelados!
- Então eu quero um F5!
- Péra aí, que o Fulano já está trazendo!
- Tá!
E essa história termina com essa autora e o funcionário do super, na balança, pesando perus da categoria F5.
5,900kg. Não era o ideal, mas nada mal, vá...

As coisas são muito mais complicadas do que a gente imagina. Existe um código, uma subdivisão, uma hierarquia para tudo nessa vida. Não sei porque fiquei tão surpresa, porque até as formigas sabem que é dessa maneira que as coisas funcionam melhor. Eu só não tinha prestado atenção. Pelo menos não nos perus.


No comments:

Post a Comment