Monday, April 2, 2012

Primal scream Eu sou uma pessoa muito primitiva. Tenho desejos

Primal scream

Eu sou uma pessoa muito primitiva.
Tenho desejos e reações primitivas. Intensas. Me interessam muito, por exemplo, os dircursos dos líderes de batalha nos filmes. Aquilo me atinge. Quando, em Coração Valente, William Wallace incita o povo escocês a se lançar numa batalha suicida, meus olhos brilham. Eu sei as palavras de cor. Quando Leônidas conclama seus trezentos homens de abdômem tanquinho a atirar seus inimigos precipício abaixo eu estava lá *uh*-*uh*-*uh*. Quando soam os acordes iniciais de Sunday Bloody Sunday eu estou pronta pra lutar, contra qualquer um. Porque eu sou assim, primitiva.
Mas eu não sou ignorante. A Educação meia boca que o 'sistema' me forneceu me deu um molde que eu preencho perfeitamente. A Educação continuada que meus pais me forneceram dão um certo acabamento. E a Educação de um dia depois do outro joga as tintas finais. Por isso eu cumprimento as pessoas. Cedo a vez para os idosos e gestantes. Pago as contas de água, luz e telefone. Porque eu carrego esse verniz social.
O que não me impede de exercer meu senso crítico. De me sentir incomodada com o que decidem por mim. Sim, sou parte da multidão, tenho representantes. Mas não é por isso que bato palmas pra cada pasmaceira que eles façam. Eu reconheço e quero bem à Democracia. Mas faço questão de exerce-la, seja dizendo "eu não concordo" ou deixando a bandeira a meio pau, quando assim eu entender.
Sou primitiva e posso ser assim. Barulhenta e meio suja de lama.
Meu país tem apenas quinhentos anos, estamos cercados por predadores e em plena evolução. Talvez tenhamos que entrar em algumas batalhas. Vamos fazer algum barulho. Bater os pés no chão.Ou usar um nariz de plástico, ocasionalmente.

No comments:

Post a Comment