Tuesday, May 1, 2012

Os mais-mais Não me canso. É sempre um espanto a maneira como

Os mais-mais

Não me canso. É sempre um espanto a maneira como grande parte das pessoas decide orientar a vida via manual de instruções. Se alguém disse, ou melhor ainda, publicou, é assim que tem que ser e será, até que lancem uma nova versão, revista e ampliada.

Pra provar que não estou dizendo (só) bobagem, basta olhar os números de vendas dos livros de auto-ajuda. Como fazer isso, como superar aquilo, o beabá do amor, entre outros. E, claro, Os Segredos, todos agora revelados, aplicáveis a uma infinidade de coisas.

Nada totalmente contra. Mas também nada a favor. É muito pobre esse desejo por caminhos tão percorridos. É como se todos quisessem o mapa da felicidade sem precisar enfrentar o pirata pra conseguir. A busca pela fórmula mágica que tudo resolve num golinho só.

Não é que eu goste de apanhar(da vida) nem nada disso. Só fico imaginando que chato seria se não tivéssemos oportunidade de escolher, optar. Tomar as rédeas, mesmo que de forma ilusória, da nossa vida só agrega valor, enriquece uma jornada cujo sentido a gente não compreende muito bem.


Tenho uma má vontade sem tamanho em relação aos números dos best-sellers, desculpem. É que eu não entendo o culto ao Manual. Alguém faça um diagrama, por favor?..

E auto-ajuda pra enlouquecer os outros na cama? Existe mesmo quem consulte algo do gênero? O orgão A deve estar perpendicular ao orifício B e então... Afe. Beije ali. Afague lá. Em uma palavra: espontâneo.


No comments:

Post a Comment