Wednesday, May 11, 2011

Shitchatting olímpico: A rotulagem essa é minha prima e é

Shitchatting olímpico:
A rotulagem


essa é minha prima
e é assim que se
joga bola lá em casa



Okay. O vestido pode dificultar um pouco as jogadas. Mas isso é apenas uma questão de modelagem. Se tem uma coisa que não nos faz falta alguma atualmente é o reforço de estereótipos. E assistindo os jogos da seleção feminina de futebol, não tem como evitar o rótulo grande e gordo que salta na nossa frente: o da mulher-macho.

Pra quê um uniforme tão amorfo, minha gente? Nem preciso levantar a superioridade na questão fashion das meninas do voley. As meninas do voley falam por elas mesmas. Mas nem é uma exclusividade do Brasil. Honestamente, quando vi o time alemão, achei que se tratava de um jogo misto. E hoje as coreanas, bem, quem é que corta os cabelos das coreanas???

Queria muito passar um make Kryolan naquela mulherada toda. Maquiagem MAC para palco, suor e lágrimas. Não para enfeitar, mas enfatizar mesmo. Esse é um time feminino, ou coisa assim. Trazer outro estereótipo pra discussão. O das meninas que brincam de boneca e jogam bola.

E que diferença isso faria?

Daria espaço. Ou melhor, ocuparia um espaço que hoje é dedicado ao óbvio. Ou você é Mulherzinha ou você é Joãozinho. Ou você é bonita ou você é inteligente. Ou. Ou. Ou.
Pra mim Ou é pouco. Eu quero E.
Eu quero mais.

Coisa mais antiga discutir o sexo dos anjos. Fragilidade x Força, quem é que pode mais. Enquanto as mulheres passaram o último século tentando se igualar aos homens, a correria foi tanta que o salto quebrou no meio do caminho e hoje o que se vê é isso. Uma tremenda confusão entre o Feminismo e o Feminino. Perdeu-se muito, de ambos.


O que fizeram com a Marta, assim que foi eleita a Melhor do Mundo? Um ensaio com ela caracterizada de... mulher. Como se fosse um evento único, makeover, uma mensagem tipo 'vejam só, como a gente deixou ela bonitinha, vestida de mulher'. Pode parecer lisonjeiro para alguns, mas para mim é desnecessário. E só.


No comments:

Post a Comment