Sunday, October 9, 2011

*Eleições 2008* É melhor uma porcaria eleita do que uma

Eleições 2008
É melhor uma porcaria eleita do que uma porcaria imposta?
Quase como decidir se a gente quer um veneno lento ou rápido.
Minha zona eleitoral estava imunda. No sentido figurado e literal. Candidatos espalhados em milhares de panfletos pelo chão. E ao vivo e a cores, pelos corredores. Entupindo sargetas e atrapalhando o caminho. As usual.
Democracia uma ova. Os mesários não sabiam encontrar os comprovantes. O N vem antes ou depois do M? Juro. Quando nós batemos no peito e nos orgulhamos de nossas eleições diretas, estamos declarando o quê, exatamente? A glória de ter uma orda de analfabetos funcionais votando obrigatoriamente? Ou o prestígio de ostentar os outros analfabetos - esses em questões maiores, como políticas públicas e administração em massa - como candidatos?
Eu não preciso e nem exijo candidato diplomado. Mas preparado. Consciente. Não mais um no contra-cheque. É, eu acredito em duendes.
Tô azeda, tô amarga, porque é a primeira vez que isso acontece: anulei meu voto pra vereador. Não tinha ninguém. Ninguém.
Lamentável.

A população formando filas. Educadinhos, obedientes, com o título em mãos. Roupinhas de domingo, banho recém tomado. E os candidatos e suas barrigas de cerveja e churrasco gordo observam a tudo de longe, ouvindo o tilintar das moedas. Sentindo o cheiro do dinheiro por vir. De novo.
Nojo. Eu estou com nojo.

No comments:

Post a Comment