Wednesday, October 12, 2011

Uma ou duas coisas sobre minha mãe A Mamãe Stein não era

Uma ou duas coisas sobre minha mãe

A Mamãe Stein não era politizada. Aliás, não fazia a menor idéia de como era a organização social e política do Brasil. Também não tinha o menor interesse no que compunha as esferas de poder. Mas ela sabia o que precisava ser feito e tinha disposição para fazer.
Duas criaturas de temperamento oposto habitavam a casa de Helen. Um pai simplista e uma mãe simplória.
- Não tem nem AAS no posto, não tem cabimento uma coisa dessas!
- Não tem gaze pra fazer curativo, não tem cabimento uma coisa dessas!
- Não tem receituário timbrado, estão usando xerox, não tem cabimento uma coisa dessas!
Coisas que meu pai repondia , entre distraído e desdenhado: Vá reclamar para o seu Chefe.
O Chefe da minha mãe era o Governador, ela era funcionária pública estadual.
Veja bem. Minha mãe encasquetou que falaria com o Governador. Você se lembra do Governador. Era o Governador galã de décadas atrás. As moças da idade da minha mãe se derretiam ao ouvir falar do Governador.
Fez plantão no Palácio dos Bandeirantes. Uma vez, duas. Não deu.
Mudou de tática, foi falar com a Primeira Dama.
- Oi, sou a Mamãe Stein, preciso MUITO falar com seu marido, o Governador.
A Primeira Dama, dama de verdade que era, deu a dica de uma inauguração num bairro da periferia: vai que lá você consegue falar com ele!
Quando a notícia chegou em casa, Abuelita disparou: vou também e se fechou em Copas. Não tente fazer Abuelita mudar de idéia. Ela foi. Helen também.
No meio do povo, naquele alvoroço que é a inauguração de qualquer baldinho de lixo público, o Governador olha pra alguém na multidão e diz:
- Abuelita! Você aqui! Sumiu mulher!
O Governador conhecia a Abuelita. Mamãe Stein de queixo caído. Helen achando que ele era alto, alto demais. Conversaram entre eles, muito mesmo, coisas que não me interessavam na época. Mas que me fascinariam depois. Como a organização social e política do Brasil.
Anos mais tarde, rindo do reencontro improvável, Mamãe Stein ensinou: você não é melhor do que os outros. Mas também não é pior do que ninguém. Não precisa ter vergonha de dizer o que você acha certo.
E eu acreditei.


A história das aventuras políticas de Abuelita fica pra outro dia.



No comments:

Post a Comment