Monday, April 4, 2011

Pernas curtas Todo mundo já sabe que mentiras têm pernas

Pernas curtas

Todo mundo já sabe que mentiras têm pernas curtas.

Então eu tenho essa opinião, pessoal e intransferível: se é para mentir, que seja uma mentira ampla, inadiável, detalhada, com contra-provas, argumentativa.

Não me venha com mentira raquítica, dessas que balançam com um espirro. Mentira com data de validade é pra preguiçosos.

Eu sou adulta. E como vivo, pretensamente, em sociedade, sei que existem ocasiões em que somos literalmente impedidos de dizer a verdade. Sua chefe pergunta "essa roupa me deixa bunduda?" e você vai responder o quê, a verdade? Só se quiser entrar pra fila do Seguro Desemprego, a gente sabe disso.

O amor da sua vida - ou pelo menos daquele momento da sua vida, que além de adulta eu sou realista - te pergunta se aquele monte de pasta colada que ele preparou e chama carinhosamente de macarrão está bom. Você responde, do fundo do coração: Divino. Porque está realmente divino, a intenção, a vontade de agradar. Só não coloca o paladar na soma, mas isso é apenas omissão, não chega a constituir mentira.

Pela boa e velha rinoplastia

Agora, quer me irritar? Minta bobagens.
Coisas insignificantes, que não iriam afetar o eixo de Rotação nem o Emocional de alguém. Minta sobre coisas absolutamente desnecessárias e irrelevantes. Como a moça da limpeza acabou de fazer.

Você tirou o lixo? Tirei.
E o lixo está lá, obviamente largado no mesmo lugar.

E esse pó encrustrado? Ah, não sei, limpei na sexta... Acho que é poluição.

Poluição, amigos. Quando olhando da minha janela o que se vê são lindos vinhedos, numa quase-frança tupiniquim.

Irrita, sabem. E me faz ter vontade de ir até lá, perguntar se ela acha que essa roupa me deixa bunduda.
Só pra testar.


Começa assim. Primeiro a pessoa insiste em dizer que tirou o lixo. Parece até inofencivo e pueril, esse tipo de mentirinha .
Mas depois a coisa vai tomando outras proporções. Chega até ao cúmulo de garantir, em cadeia nacional, que Inflação é uma coisa que não existe. Está apenas na sua cabeça.

Pensam que somos completos idiotas. E isso, sim, é uma verdade que dói.


No comments:

Post a Comment