Thursday, January 5, 2012

Blog Action Day [image: Bloggers Unite - Blog Action Day] O

Blog Action Day

Bloggers Unite - Blog Action Day

O assunto desse ano é meio ambiente. E eu tenho uma experiência que posso dividir. Eu já me importei com o meio-ambiente, sabe. Assim, não só com as pequenas ações do dia-a-dia, mas de uma forma mais engajada, militante, fomentadora. Claro que tudo que consegui foi um apelido - Recicléia, muito prazer - e sorrisinhos de desdém. Porque eu era mega jovem e idealista. Porque eu acreditava que era minha função utilizar minha condição privilegiada de pessoa que tinha acesso à informações dissemina-las. Porque eu tinha a faca e o queijo na mão, trabalhando numa secretaria de educação, naquele tempo. Não me arrependo, porque fiz o melhor que poderia ter feito. Aquilo que eu melhor sei fazer: criei personagem, bonequinho, historinha e falei. Falei pra caramba. Me especializei em lixo, tenho até certificado da CETESB, olha que lindo. O que mudou a meu redor? Poucas coisas. A cidade em que trabalhei ganhou um projeto pioloto de Coleta Seletiva por seis meses. Hoje em dia ele já foi aperfeiçoado, oficialmente implantado e devidamente terceirizado, gerando dividendos pra quem foi esperto o bastante pra enxergar a oportunidade. Eu ganhei vários almoços de grátis em empresas que me chamaram pra fazer palestras em SIPATs. Ganhei também a mesma coisa que o Al Gore: não o Nobel, que esse ainda nem chegou na mão dele, mas a fama de eco-chata. Mas junto a consciência de que, se você realmente acredita no que você está fazendo (e falando), não deve mudar de opinião só porque o resto do mundo está desdenhando. No máximo, muda o discurso, porque em algum momento alguém vai te ouvir. Alto e claro.

Então vocês já sabem: panelaço, abraçar árvore, salvar a ararinha azul, pode me chamar :)
Putz, abraçar árvore acho que já é demais, nhé.

Vi primeiro aqui.

No comments:

Post a Comment